domingo, 14 de março de 2010

Será Michael Jordan o melhor basquetebolista de todos os tempos??

A NBA é conhecida por ser a melhor liga de basket do mundo, onde o espetaculo continua noite após noite , não interessando ou não se é feriado ou se os jogadores tem de fazer 4 ou 5 jogos por semana.... THE SHOW MUST GO ON. Outro dos grandes segredos é que geração após geração a NBA consegue sempre arranjar jogadores fora de série , que nos fazem vibrar e ficar a noite toda acordados para ver tal espectáculo.
Hoje me dia nomes como KOBE BRYANT , SHAQUILLE O'NEAL , LeBRON JAMES , DWAYNE WADE , KEVIN GARNNETT , TIM DUNCAN , entre outros são aqueles que noite após noite fazem com que a fama da NBA continue, mas antes deles existiram outros , muitos outros.
Desde os anos 50 que a NBA tem tido jogadores fenomenais , alguns reconhecidos como alguns dos melhores atletas que o mundo do desporto já viu. WILT CHAMBERLAIN, JERRY WEST , BOB COUSI , BILL RUSSELL , GEORGE GERVIN , JULIUS ERVING ,KEVIN MCHALE , LARRY BIRD , MICHAEL JORDAN , MAGIC JOHSON , SCOTTIE PIPPEN , ISIAH THOMAS , são alguns dos nomes que revolucionaram este desporto sendo inovadores e abrindo as portas para gerações vindouras.
Mas de todos os nomes o mais sonante é o de Michael Jordan , pois para muita gente é o melhor jogador de basket de todos os tempos.
Jordan quando entrou para a NBA em 1984 era um jogador vistoso , que dava espetaculo com os seus afundanços , mas era visto como um jogador show off , mas aquilo que ele era era um verdadeiramente era alguém com um desejo quase que incontrolável de vencer todos os obstáculos e faze-lo de uma forma que ninguém tivesse dúvidas que ele tinha capacidades para os vencer. Assim sendo Jordan não deixou de ser um jogador espectacular mas tornou-se também num atacante quase que indefensável pois adicionou ao seu jogo um leque variadíssimo de opções atacantes tornando-se também num jogador com fundamentos tácticos e técnicos. Defensivamente Jordan tornou-se num dos mais temíveis defensores devido á sua feracidade. Aias Jordan tornou-se num jogador que adorava desafios e por isso sempre que defrontava os melhores não só queria ganhar como também esmaga-los por completo. Por isso Jordan tornou-se no melhor jogador de todos os tempos , porque mesmo quando já as pernas começavam a dar sinais de desobediência o seu desejo de ganhar mantinham-no firme e na frente!
Para quem duvida aqui ficam algumas das estatísticas de MICHAEL JORDAN :





* Campeão da NBA - Chicago Bulls - 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998.
* Eleito o melhor jogador da liga universitária de basquete dos EUA - 1984.
* Eleito novato do ano na NBA - 1985.
* Eleito Defensor do ano na NBA - 1988.
* Recorde de pontos consecutivos na NBA - 22 pontos contra os Atlanta Hawks - 16/04/1987.
* Eleito MVP da NBA - 1988, 1991, 1992, 1996 e 1998.
* Maior número de desarmes - 1988, 1990 e 1993.
* Maior número de pontos em uma única partida de playoffs - 69 pontos contra os Cleveland Cavaliers - 28/03/1990.
* Eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA
* 2 vezes campeão do Slam Dunk Contest na NBA - 1987 e 1988.
* Maior marcador dos Chicago Bulls - 29.277 pontos.
* Terceiro maior marcador da história da NBA - 32.292 pontos (superado apenas por Kareem Abdul-Jabbar, e Karl Malone).
* Média de 30,1 pontos por jogo na carreira, a maior da história da NBA ao lado de Wilt Chamberlain.
* Medalha de ouro nas Olimpíadas - 1984 e 1992.
* Bicampeão de Enterradas Slam Dunk Contest - 1987 e 1988.
* Possui uma logomarca chamada "Air Jordan", utilizada por muitos jogadores da NBA.
* Bate todos os recordes nos Bulls: pontos, assistências e recuperações.1997
* Possui um monumento de bronze na entrada do United Center (estádio do Chicago Bulls)
* Mais pontos em um único tempo numa final de campeonato - 35 pontos contra o Portland Trail Blazers no jogo 1 da final de 1992








Vejam agora este video sobre os highlights da sua carreira mostrado na noite em que ele foi nomeado para o hall of fame do basketball:

quinta-feira, 11 de março de 2010

TGV e AEROPORTO DE ALCOCHETE : Sim ou Nao?

Sim e sim!!! O nosso país vive uma situação dramática. Mas, na minha opinião, este resultado não resulta apenas da crise financeira que se instalou pelo mundo inteiro no fim de 2008 , resulta sim de um crise de competitividade existente em Portugal desde os finais dos anos 90. Quer queiramos quer não as grandes Multinacionais não conseguem olhar para Portugal como um país competitivo e produtivo. E não o conseguem fazer pois Portugal tem um baixo nível de formação , tanto profissional como a nível cívico e educacional, e tem um défice muito grande no que toca a infra-estruturas.
Nas infra-estruturas Portugal tem portos e caminhos de ferro obsoletos e aeroportos que não conseguem dar resposta as necessidades do país.
Ora toda este cenário tem consequências graves tais como o elevado desemprego e por consequente o abrandamento da economia nacional.
O aeroporto de Alcochete vai ajudar a combater este cenário negativo? sim, como? ora ao contrario da Drª Manuela Ferreira Leite que diz que uma obra desta dimensão só irá dar trabalho aos estrangeiro , nas obras , o Aeroporto sendo 4 vezes maior que o Aeroporto da portela , irá necessitar no mínimo um acréscimo 4 vezes maior de trabalhadores e colaboradores , ou seja ira ajudar a baixar o desemprego. A obra em si irá fazer com que varias empresas nacionais e internacionais trabalhem dia e noite fazendo assim diminuir o desemprego e aumentar o fluxo monetário e tal como nós deixamos as nossas divisas em aeroportos e países nos quais fazemos escalas em voos de longo duração , muita gente irá faze-lo aqui em Portugal.
O TGV irá também fazer com que o desemprego diminua , pelas mesmas razoes que Aeroporto , mas também porque o TGV vai ligar Portugal a uma Europa que tem caminhos de ferro modernos e eficientes permitindo que Portugal desenvolva outros sectores que dependam dos transportes. Exemplo disso será o porto de Sines que graças ao TGV se irá tornar no maior porto Europeu e no qual os Chineses querem tornar Sines o principal porto de importação de produtos chineses da Europa , fazendo depois toda a sua distribuição a partir de Portugal.
EU concordo com estas obras pois podem fazer o país mais pobre monetariamente neste momento mas irá torna-lo mais rico e mais desenvolvido no futuro , e só com obras a pensar no futuro a pensar no verdadeiro desenvolvimento do país irá conseguir tornar Portugal num país ao nível dos melhores e mais desenvolvidos. Ja chega de medidas para ganhar eleições.... há que fazer algo pelo país e estas duas obras são o inicio de uma politica certa

Liga Sagres : Quem será o campeão?

A liga sagres deste ano tem sido rica em surpresas! O SC Braga tem sido a equipa sensação ocupando neste momento no 2º lugar , à frente do campeão em titulo FC Porto e do Sporting CP. Outra grande surpresa tem sido a época do SL Benfica e quer queiramos ou não temos de admitir que o SLB tem feito uma época fantástica tendo o melhor ataque , com 55 golos marcados e a melhor defesa com apenas 12 golos sofridos. Para além destes dados constatei que o SLB é a equipa em Portugal que melhor futebol pratica obtendo várias elogios por parte de entidades estrangeiras , com por exemplo a UEFA que recentemente considerou no seu site que o SLB é uma das 10 equipas que melhor futebol pratica em toda a Europa. Para além do SLB e do SC Braga este ano existem outras 4 equipas que se valorizaram muito e praticaram um futebol atractivo , caso do Vitória de Guimarães, União de Leiria, Nacional da Madeira e Académica de Coimbra.
O campeonato aproxima-se da recta final , e na minha opinião está reduzido a 2 candidatos , SLB e SCB , pois o FCP já está a 11 pontos do Benfica e muitos dificilmente irá conseguir recuperar tal desvantagem ainda que matematicamente seja possível. Relativamente ao 2 primeiros julgo que o Braga irá ficar em 2º lugar mas ficará bastante próximo do SLB, e digo isto porque o SLB teve uma quebra de condição física , que se pensava que fosse durar muito mais mas não. Após 4 jogos menos conseguidos o SLB voltou a jogar de uma forma agressiva e voltou ás vitorias folgadas.
O SLB independentemente do difícil calendário que tem , se continuar a jogar como o tem feito será sem duvida campeão e como tem estado bastante regular julgo que esse cenário é o mais provável.