domingo, 28 de fevereiro de 2010

O futebol e as novas tecnologias.

Toda a gente sabe que o futebol é um desporto que desperta paixões, mas também não é segredo nenhum que por vezes o futebol é levado , pelos adeptos mais apaixonados, para extremos estupidamente perigosos. No passado em países como em Inglaterra ou na Argentina ou Itália havia o fenómeno do holiganismo que era quase como visto como algo regional, como se os clubes representassem um povo , uma religião ou uma cultura e por isso bares , ruas em redor do estádio e o próprio estádio eram verdadeiros palcos de guerras . Hoje em dia ainda existe muito esse sentido de "regionalização" ou "culturismo" futebolístico mas hoje em dia a principal foco de discussão prende-se com os erros de arbitragem. Mas se pensarmos bem o futebol movimenta milhões de € , os jogadores tem à sua disposição as mais avançadas tecnologias , desde as chuteiras ao equipamento , ate mesmo os treinadores tem ao serviço deles as mais avançadas tecnologias para "espiar" os adversários e ate mesmo tecnologias na área da medicina e fisioterapia, etc... mesmo meio de tanta profissionalização e e tantos milhões de investimento esqueceram-se de investir na evolução de uma parte bastante importante do futebol : a ARBITRAGEM.
Muitos são aqueles que se opõem à introdução das novas tecnologias no futebol , no âmbito da arbitragem dizendo que o erro faz parte do jogo , mas são essas mesmas pessoas que após as decisões dos árbitros são capazes de dizer que são "roubados" alimentando depois teorias conspiratórias em que a arbitragem defende determinado interesse privado etc.
Olhemos agora para o caso da NBA. Nesta liga americana de basketball os árbitros também cometem erros durante os jogos e as decisões deles são soberanas ,mas quando os árbitros não tem certeza das decisões quando estas podem influenciar o desfecho final do jogo eles recorrem as tecnologias.
Não sou nem nunca fui apologista de se usar as novas tecnologias por tudo e por nada mas decisões importantes para o desfecho do jogo? porque não? Por exemplo o golo da França frente à Irlanda no ultimo minuto de forma ilegal, não é injusto a França ir ao mundial com o golo assim? não é injusto a Irlanda não ir ao Mundial por um erro tão estúpido? Será que demorava muito se o 4º arbitro ou um possível 5º arbitro estar na cabina do 4º arbitro e ver por televisão o acontecimento e transmitir para o arbitro através do comunicador que eles já usam se a decisão do arbitro é ou não correcta. Não seria isso vantajoso? não acham que traria mais justiça ao futebol? eu sou a favor das tecnologias neste sentido mas se voces se acham que não ....então não se queixem dos erros dos árbitros.

nba dunk mix 2010

Vigarista ou atentado ao bom nome???

Nos últimos dias o país tem ficado chocado com os desenvolvimentos do caso "face oculta" , e um dos principais motivos é as escutas em que o engenheiro José Sócrates aparece a tentar combinar uma operação de forma a que uma determinada empresa tentasse comprar parte de uma estação de televisão e de um instituição financeira deixasse de ter participações num jornal semanal. Tanto o semanário SOL como a TVI sempre foram muito críticos à performance do primeiro-ministro.
A questão que coloco é...será isto tudo verdade ou uma manobra politica por parte da oposição? Se pensarmos bem , Portugal enfrenta uma grave crise mas mesmo assim o povo português não deixou de eleger o PS como partido mais votado para a assembleia da republica e por consequente votado para a re-eleição de José Sócrates como primeiro ministro. Então se Sócrates não perde nas urnas devido ao desempenho politico poderia ele perder devido à descredibilização do seu bom nome? Muito provavelmente sim e na minha opinião é exactamente isso que está a acontecer.
Os média tudo tem feito para assassinar a imagem de José Sócrates , tentando fazer dele uma pessoa não digna do cargo que ocupa, senão vejamos : O 1º grande escândalo foi quando vários meios de comunicação social noticiaram que Sócrates era homosexual pouco tempo depois passou de homosexual a swinger. Após algum tempo eis que surge a notícia que Sócrates arranjou uma forma de obter a sua licenciatura de uma forma falsificada não sendo por isso engenheiro de verdade, passado algum tempo e em vésperas de período eleitoral Sócrates é, segundo a empresa, visado no processo do freeport em que supostamente enquanto ministro do ambiente no governo de António Guterres ganhou uns trocos por de baixo da mesa para fazer andar o projecto quando não haveria condições para tal, depois de esse suposto escândalo eis que nos média surge a ideia de o governo , a mando de Sócrates espiar a presidência da republica, escândalo esse que foi desmentido mais tarde quando se soube que era tudo falso e inventado por um secretário de Cavaco Silva, depois nos média surge mais uma nova revelação afinal José Sócrates não é swinger nem gay , é heterossexual mas comete adultério e tem várias mulheres e passados uns dias surge o escândalo face oculta.

Será que José Sócrates é assim tão vigarista?.....se o é , não deixa de ser muito fraco e incompetente pois o homem ocupa o lugar mais poderoso no país não consegue fazer nada pois descobre-se sempre tudo.
ou Será José Sócrates alvo de uma campanha de descredibilização do seu bom nome , campanha essa orquestrada nos bastidores político de forma a influenciar o eleitorado??? eu para mim não tenho dúvidas......