domingo, 28 de fevereiro de 2010

O futebol e as novas tecnologias.

Toda a gente sabe que o futebol é um desporto que desperta paixões, mas também não é segredo nenhum que por vezes o futebol é levado , pelos adeptos mais apaixonados, para extremos estupidamente perigosos. No passado em países como em Inglaterra ou na Argentina ou Itália havia o fenómeno do holiganismo que era quase como visto como algo regional, como se os clubes representassem um povo , uma religião ou uma cultura e por isso bares , ruas em redor do estádio e o próprio estádio eram verdadeiros palcos de guerras . Hoje em dia ainda existe muito esse sentido de "regionalização" ou "culturismo" futebolístico mas hoje em dia a principal foco de discussão prende-se com os erros de arbitragem. Mas se pensarmos bem o futebol movimenta milhões de € , os jogadores tem à sua disposição as mais avançadas tecnologias , desde as chuteiras ao equipamento , ate mesmo os treinadores tem ao serviço deles as mais avançadas tecnologias para "espiar" os adversários e ate mesmo tecnologias na área da medicina e fisioterapia, etc... mesmo meio de tanta profissionalização e e tantos milhões de investimento esqueceram-se de investir na evolução de uma parte bastante importante do futebol : a ARBITRAGEM.
Muitos são aqueles que se opõem à introdução das novas tecnologias no futebol , no âmbito da arbitragem dizendo que o erro faz parte do jogo , mas são essas mesmas pessoas que após as decisões dos árbitros são capazes de dizer que são "roubados" alimentando depois teorias conspiratórias em que a arbitragem defende determinado interesse privado etc.
Olhemos agora para o caso da NBA. Nesta liga americana de basketball os árbitros também cometem erros durante os jogos e as decisões deles são soberanas ,mas quando os árbitros não tem certeza das decisões quando estas podem influenciar o desfecho final do jogo eles recorrem as tecnologias.
Não sou nem nunca fui apologista de se usar as novas tecnologias por tudo e por nada mas decisões importantes para o desfecho do jogo? porque não? Por exemplo o golo da França frente à Irlanda no ultimo minuto de forma ilegal, não é injusto a França ir ao mundial com o golo assim? não é injusto a Irlanda não ir ao Mundial por um erro tão estúpido? Será que demorava muito se o 4º arbitro ou um possível 5º arbitro estar na cabina do 4º arbitro e ver por televisão o acontecimento e transmitir para o arbitro através do comunicador que eles já usam se a decisão do arbitro é ou não correcta. Não seria isso vantajoso? não acham que traria mais justiça ao futebol? eu sou a favor das tecnologias neste sentido mas se voces se acham que não ....então não se queixem dos erros dos árbitros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário